Últimas Notícias


Artigo sobre a premiação de alunos de escolas públicas.
OBF premiará melhores alunos da segunda fase em São Paulo. (15/06/2007)

Com o objetivo de motivar os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo a participarem da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2007, a coordenação estadual do evento resolveu criar uma premiação especial para os que tiverem melhor desempenho já na segunda fase da competição. Também serão premiados seus professores, escolas e diretorias de ensino, num evento que acontecerá juntamente com a terceira fase da OBF 2007, no dia 24 de novembro, no câmpus da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Carlos.

A Olimpíada é disputada em três fases e normalmente os prêmios são dados só para os melhores colocados na terceira fase. “Como poucos estudantes das escolas públicas conseguem se classificar para ela, isso funciona como um desestímulo a sua participação na competição”, explica Euclydes Marega Júnior, coordenador da OBF no Estado de São Paulo. “A maioria dos alunos matriculados em instituições de ensino fundamental e médio no estado de São Paulo (cerca de 85% - fonte INEP censo escolar 2006) estuda em escolas públicas, mas isso não se reflete na Olimpíada, na qual eles são apenas 50% dos participantes e menos que 1% dos premiados na última fase. Então, para estimular o aumento deste número resolvemos premiar os que se saírem melhor na segunda fase.”

Premiação – As regras para essa premiação já foram estabelecidas e foram baseadas numa análise do desempenho obtido por estudantes de escolas públicas nas três últimas edições da OBF. Os seis melhores alunos de cada série (9º ano do ensino fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio) receberão medalhas de ouro, os 12 seguintes de prata e os 20 subseqüentes de bronze. Todos receberão também certificados. Depois desses, os 30 classificados a seguir receberão menção honrosa. “Para compensar o desnível entre as escolas, a premiação terá duas categorias”, explica Marega. “Uma, composta por escolas técnicas estaduais, federais e instituições vinculadas às Forças Armadas, universidades e fundações, ficará com 50% das medalhas. A outra metade dos prêmios irá para os alunos provenientes de escolas vinculadas às secretarias de educação Estadual ou municipais.”

No caso dos professores, aqueles que tiverem alunos que conquistarem medalha de ouro receberão o mesmo prêmio. Além disso, todos os cadastrados na OBF 2007 que tiverem estudantes premiados receberão certificados. “Quanto às escolas, serão premiadas dez da rede pública do Estado de São Paulo”, diz Marega. “As seis primeiras em números de alunos premiados e as quatro com maior proporção de alunos participantes da segunda fase em relação aos inscritos da primeira fase. O critério de desempate será o número total de alunos participantes da segunda fase.” De acordo com ele, também serão premiadas duas diretorias de ensino, a que possuir o maior número de alunos dentre os premiados e a que tiver a maior proporção de inscritos em relação às escolas de sua jurisdição na segunda fase.