O que é Olimpíada Brasileira de Física (OBF)?

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é uma programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) destinado a todos os estudantes do ensino médio (antigo 2º grau).

Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais e Federais elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física,  melhorar seu ensino,  incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, neste nível, nosso ensino com o de outros países.

O projeto OBF que recebe o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tem entre suas ações:

Subir

 

Como participar da OBF

De um modo geral, o estudante participa da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) através de sua escola. Esta tem sua participação assegurada entrando em contato com o Coordenador Estadual (ou Regional) e nomeando um ou mais professores para representantes da OBF na escola. Veja neste portal a Relação do Coordenadores Estaduais. Se não houver coordenador em seu estado ou região, a escola deve entrar em contato com a Secretaria da OBF (obfisica@sbf.if.usp.br). As escolas podem também se cadastrar pela Internet. 

Subir

 

Fases da Olimpíada Brasileira de Física (OBF)

A Olimpíada Brasileira de Física(OBF) é realizada em três fases:

Em 2005, as fases serão realizadas na seguintes datas e horários:

As questões das provas da primeira fase são objetivas e aquelas da segunda e terceiras fases discursivas. Os detalhes e programa encontram-se no Regulamento da OBF.

Subir

 

O que são as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF)

O Brasil através da OBF participa de duas Olimpíadas Internacionais de Física: a Olimpíada Internacional de Física (International Physics Olympiad - IPhO) e a Olimpíada Iberoamericana (OIbF). Ambas são competições internacionais entre jovens estudantes do ensino médio. A participação brasileira tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Subir

 

Como participar das OIF's

A seleção das equipes para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF's), a International Physics Olympiad (IPhO) e a Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), é feita pela Olimpíada Brasileira de Física (OBF) em duas etapas:

Subir

 

O que são os Desafios da Física

O ano de 2005 foi escolhido como o Ano Mundial da Física . Para comemorar este fato a Sociedade Brasileira de Física (SBF), como outras sociedades de Física no mundo, está organizando uma programação especial. A Olimpíada Brasileira de Física (OBF), como um programa permanente da SBF, também estará inserida neste contexto com a elaboração e desenvolvimento de uma atividade, paralela à OBF2005, e que será denominada "Desafios da Física"

 

DESAFIOS DA FÍSICA - Regras

A atividade Desafios da Física será uma espécie de Olimpíada de Física e terá regras próprias das quais citamos as seguintes:

R1 A competição ocorrerá entre grupos de estudantes (times) formados em cada instituição (colégio e/ou escola do segundo grau);

R2 Cada time será formado por um professor orientador e até quatro estudantes;

R3 Os times poderão ser formados com estudantes de diferentes séries;

R4 O número de times por instituição não deverá ultrapassar três;

R5 Em cada unidade da Federação haverá uma competição da qual sairão um ou mais times vencedores por unidade. O número de times vencedores por estado não deverá ultrapassar dois;

R6 Em cada região geográfica (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) haverá uma competição entre os times vencedores dos estados daquela região. Dessa competição sairão um ou mais times vencedores por região. O número de times vencedores por região não deverá ultrapassar dois;

R7 Os vencedores das cinco regiões competirão entre si em local a ser designado pela SBF;

R8 O vencedor da competição entre as regiões será o Campeão dos Desafios da Física;

R9 O julgamento em cada etapa da competição será realizado por uma comissão formada por três professores, sendo dois físicos e um necessariamente não físico;

R10 O(s) tema(s) a ser(em) desenvolvido(s) pelos times participantes dos Desafios da Física e recomendações serão apresentados por uma Comissão de Físicos designada pela SBF;

R11 As regras específicas, relativas ao desenvolvimento e apresentação do(s) tema(s) e aos itens a serem examinados durante a apresentação do trabalho serão elaboradas pela Comissão de Físicos designada pela SBF e divulgadas pelo Coordenador da Comissão;

R12 Todos os colégios e/ou escolas que participaram da OBF2004 poderão inscrever-se para os Desafios da Física;

R13 O Coordenador da Comissão de Físicos para os Desafios da Física é o Vice-Presidente da Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF), Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva (ajrsilva@if.usp.br) a quem os interessados poderão dirigir-se para outras informações.