Estudantes Brasileiros são premiados na Olimpíada Iberoamericana em Cuba


Delegação brasileira: (da esq para a dir) Iury, Fernando, Milton e Eduardo.

A equipe brasileira conquistou duas medalhas e uma menção honrosa pela Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF) O evento aconteceu em Havana, entre os dias 20 e 27 de setembro, e contou com a presença dos ministros cubanos, Luis Ignacio Gómez Gutiérrez (Educação) e Rosa Elena Simeón (Ciência e Tecnologia).

Foram 19 países, sendo 17 latino-americanos, Portugal e Espanha. A disputa envolveu 71 estudantes do ensino médio, dos quais apenas 14 receberam medalhas. Para o Brasil, os alunos, Eduardo Higino e Iury Bertollo, contabilizaram duas de bronze. Além disso, Fernando Capistrano recebeu a menção honrosa.

A escolha dos integrantes da equipe foi realizada através da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) que é um evento da Sociedade Brasileira de Física (SBF). A viagem para Cuba foi custeada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Líderes das delegações comentaram que esta Olimpíada foi mais difícil que as anteriores. "Algumas questões foram abertas, não dirigiam o aluno para a solução. Exigiam que o estudante buscasse a resposta elaborando seu próprio caminho" observou o professor José David Vianna, Presidente da Comissão da OBF, que acompanhou a delegação brasileira, junto ao professor Carlito Lauriucci. da Universidade Federal de Goiás.

Ambos pertencem ao Comitê Organizador da IX Olimpíada Ibero-americana de Física, que acontecerá no Brasil, em 2004. "Sediar a nona edição da Ibero-americana, em 2004, é de grande importância para o Brasil. Mostra aos países, que vêm participando desta competição, a seriedade que a SBF tem encarado esta Olimpíada Internacional. Com certeza, a realização desta reunião no País, fortalecerá também a Olimpíada Brasileira de Física".

No mês de novembro será realizada a última fase da OBF 2003, que irá definir os campeões brasileiros deste ano. Para participar das Olimpíadas Internacionais em 2004, os alunos classificados na OBF de 2002 já iniciaram o treinamento que se estenderá por dois semestres.

Visando aprimorar esta preparação, a Comissão da Olimpíada Brasileira está desenvolvendo uma nova metodologia. Utilizando os recursos da Internet e a vídeo-conferência, será possível treinar os estudantes de maneira uniforme, oferecendo os subsídios necessários aos diferentes estados da Federação.

Assessoria de Imprensa da SBF