Brasil recebe menção honrosa na 34a Olimpíada Internacional de Física em Taiwan

A delegação brasileira retorna com menção honrosa da Olimpíada Internacional de Física (que ocorreu entre 2 e 11 de agosto na República da China Taiwan). O resultado foi marcado por uma surpreendente performance nas provas, colaborando para que o Brasil ficasse na melhor colocação entre os países ibero-americanos, empatando apenas com Cuba que já participa da competição desde a década de 70.

Presenças ilustres ressaltaram a importância desta atividade para a ciência. O presidente de Taiwan, Chen Shui-Bian, o ministro da Educação, Huang Jung-tsun, e o cientista, ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1976, Dr. Samuel Chao Chung Ting, prestigiaram o evento.

Os líderes das delegações comentaram que esta Olimpíada foi uma das melhores já realizadas. Além da excelente organização, os testes abordaram temas atuais e exigiram um alto nível de preparação. O que torna a conquista brasileira mais marcante, pois, em sua quarta participação, o Brasil se classificou melhor do que países mais experientes nesta competição, como Portugal e Espanha e Bélgica.

Os estudantes Jong Woo e Rodrigo Yamashita (veja preparação) foram os destaques do Brasil. Entre 240 participantes, Jong obteve a 23º colocação na prova experimental. Ele foi elogiado pela comissão que elaborou o teste e recebeu menção honrosa. Para Rodrigo, faltou apenas um ponto para ganhar a mesma premiação. O resultado sinaliza que o treinamento proporcionado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) surtiu efeito.

A conquista motiva a outra equipe brasileira, que viaja em setembro para disputar a Olimpíada Ibero-americana em Cuba. O histórico também favorece o País nesta disputa, já que em 2001 e 2002, todos os estudantes retornaram com medalha, totalizando em três de ouro, uma de prata e três de bronze.

Diante dessa perspectiva positiva, os futuros representantes estão sendo definidos. Para 2004, os alunos, classificados na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) de 2002, já iniciarão o treinamento da SBF que se estenderá por dois semestres.

Visando aprimorar esta preparação, a Comissão da Olimpíada Brasileira está desenvolvendo uma nova metodologia. Utilizando os recursos da Internet e a vídeo-conferência, será possível treinar os estudantes de maneira uniforme, oferecendo os subsídios necessários aos diferentes estados da Federação.

Nos meses a seguir serão realizadas a 2º e 3º fase da OBF 2003 (site da OBF). Os melhores colocados participarão do processo seletivo que escolherá os membros das equipes para concorrerem as Olimpíadas Internacionais de 2005.

Delegação Brasileira
Delegação brasileira a partir da esquerda: Porf. Euclydes Marega Jr, Bruno Lucas Soares, Leonardo Bruno, Tiago Miranda Quixada, Rodrigo Kendy Yamashita, Jong Woo Jin, Jammie Hu(guia), Prof. Ronaldo Fogo

Jong com a Menção Honrosa